quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prevenção II

Este texto sobre Prevenção foi copiado do Manual de cuidados gestacionais do Ministério da Saúde, preparado pela Prof. Dra Marisa Márcia Mussi Pinhata, Professora Associada do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que gentilmente, me deu permissão para postar no Blog.
"Na nossa população, 95% das mulheres em idade fértil são soropositivas. O que faz o vírus ser a causa mais comum de infecção congênita é o fato desse ser um herpes vírus e poder haver reativação e/ou reinfecção . Precisamos evitar que as mulheres se reinfectem na nossa população". Dra Marisa Márcia Mussi Pinhata.
PREVENÇAO DA INFECÇÃO CONGÊNITA PELO CMV
Levando-se em consideração que todas as mulheres, independentemente do seu estado sorológico e mesmo que já tenham tido a infecção primária, estão sujeitas à adquirir infecção pelo CMV e transmitirem a infecção fetal e tendo-se em vista a alta incidência dessa infecção congênita no nosso meio, é dever do profissional de saúde esclarecer e orientar todas as gestantes sobre as medidas para prevenção .
A gestante deve estar alerta para medidas que reduzem o risco de aquisição de infecção gestacional por CMV e que também são úteis para a prevenção de infecção gestacional por outros agentes. Isso é conseguido evitando-se exposição às fontes de infecção.
 a) reforçar hábitos de higiene: lavagem das mãos após contato com pessoas, independentemente se essas aparentam estar doentes. Atenção especial deve ser dada às crianças, pois, essas freqüentemente são infectadas pelo CMV  e podem excretar prolongadamente grandes quantidades virais na urina, saliva e fezes. Mesmo que a criança seja filho da gestante, existe a possibilidade que ela tenha se infectado no contato com outra criança. Devem-se tomar cuidados durante a troca de fraldas, beijos que levem ao contato com saliva, etc.
b) evitar aglomerações O contato pessoa a pessoa facilita a contaminação por meio de secreções.
 c) hábitos sexuais: reduzir o número de parceiros sexuais, usar preservativo de barreira ( “camisinha” feminina ou masculina) durante todas as relações sexuais.
d) não compartilhar objetos de uso pessoal: seringas, agulhas, talheres, escovas de dente, materiais cortantes ou potencialmente cortantes (ex: alicates de unha, instrumentos para colocação de piercings ou tatuagens, etc)