Citomegalovírus

Citomegalovírus  por  Dr. Drauzio Varella

O citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster. As manifestações clínicas da infecção pelo CMV variam de uma pessoa para outra e vão desde discreto mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção.
Sintomas
A infecção pelo CMV pode ser assintomática e passar despercebida, mas o vírus ficará latente, a não ser que uma deficiência imunológica do hospedeiro favoreça sua reativação. Na fase aguda, a principal manifestação é a citomegalomononucleose, com sintomas semelhantes aos da mononucleose infecciosa: febre, dor de garganta, aumento do fígado e do baço, presença de linfócitos atípicos.

135 comentários:

  1. Ola denise, estou muito preocupada, estou de 8 semanas e fiz o exame CMV e deu igg 231,00 e IgM 0,55 o que significa? Meu BB corre algum risco?

    ResponderExcluir
  2. Entao Denise eu pedi o exame pra ela... E ela me disse que não tem necessidade pois o IgM deu baixo, ela disse que faz tempo que peguei esse virus. Mais agora fiquei preocupada :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha insista com a médica para fazer o exame para você ficar tranquila, é exame que poderá dizer há quanto tempo você teve a infecção.
      Melhor prevenir do que remediar, certo?

      Excluir
  3. Pela ultrassom morfológica consigo ver se o bebe foi contaminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O US morfológico é indicado a partir da 20ª semana, e pode indicar como o feto está, seu crescimento, se existe alguma deficiência.

      Excluir
  4. Pelos resultados do meu exame... O que VC acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha seu exame indica que você tem CMV e já tem anticorpos, pode até ser que você foi contaminada antes de ficar grávida.
      Como respondi anteriormente, faça o Teste de Avidez para ter certeza, se a médica recusar a fazer o pedido de exame, troque de médico, por que com a CMV não dá para ser descuidada.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Oi Denise,
    Fiz o exame em Agosto/2014 e meu IGM e IGG deram Reagente. Repeti o exame em Dezembro/2014 e ambos continuam reagente... Hoje repeti o exame e fiz um teste de avidez, estou aguardando o resultado. Tem alguma forma de negativar o IGM? Já são quase 6 meses, e estou querendo muito engravidar! Muito obrigada por sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Os anticorpos IgM são encontrados em 90% dos pacientes durante a fase aguda da infecção primária e em 40% das reativações. Podem permanecer presentes, em geral em títulos baixos, por períodos de até um ano e meio após a infecção primária, o que dificulta a distinção entre infecção primária, reativação e reinfecção. Em pacientes com suspeita clínica de contaminação por CMV e com a presença concomitante de anticorpos IgM e IgG, a determinação da avidez da IgG para o CMV permite uma avaliação do tempo de evolução da infecção, auxiliando no diagnóstico da fase aguda.

      Na infecção recente, além de anticorpos IgM, pode haver anticorpos IgG de baixa avidez, detectáveis por um teste imunoenzimático modificado que avalia a força de ligação do anticorpo IgG com o antígeno, através do tratamento da amostra do soro com uréia. Anticorpos IgG de baixa avidez são encontrados nos quadros com menos de três meses de duração. Já a presença de IgG de alta avidez aparece nas infecções com mais de três meses de evolução.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Denise, muito obrigada por sua resposta. Mas para ser sincera, eu não entendi muito bem. Eu vou procurar um infectologista com o resultado da avidez, porque meu ginecologista disse que não há nada que se possa fazer além de esperar... E já são 6 meses, estou tão angustiada. :(

      Excluir
    3. Oi Vanessa, o IgM e pode demorar até 1 ano e meio para ficar negativo, ele fica com um valor baixo. Por isso é importante o Teste de Avidez para saber quando a infecção ocorreu.

      O IgM e IgG positivos (reagente): indeterminado: não é possível saber há quanto tempo você entrou em contato com esse vírus pela primeira vez. Pode ser há pouco tempo, ou há muito tempo.
      Infelizmente o CMV fica no organismo para sempre e pode voltar a ficar ativo. Não existe tratamento, nem vacina com os resultados baixos. O jeito é esperar mais um pouco, não fique angustiada, a prevenção é a melhor maneira de não ter um filho deficiente.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Obrigada Denise! Mas o fato de eu ter contraído antes de engravidar pode me deixar mais tranquila? Ou corro os mesmo riscos de alguém que pega pela primeira vez estando grávida? Desculpa as minhas dúvidas parecerem as mesmas. Obrigada!!! Um abraço.

      Excluir
    5. Vanessa, você adquiriu os anticorpos, mesmo que tenha reincidência será mais fraca por causa dos anticorpos. No meu caso, foi a 1ª vez que tive CMV bem no início da gravidez e foi fatal para o Eduardo.
      Se você fizer a prevenção básica como por exemplo: lavar bem as mãos, não beijar crianças pequenas na boca, não beber em copo dos outros, estar bem saudável, é possível que não se contamine mais.
      Um abraço.

      Excluir
    6. Oi Denise, muito obrigada!!
      Saiu o resultado do meu teste de avidez, 97%. Isso é bom né? O IGG aumentou, e o IMG caiu... mas ambos encontram-se reagentes! Obrigada pela força e disponibilidade! Deus abençoe!

      Excluir
    7. Oi Vanessa, é uma ótima notícia, significa que você foi infectada há mais de três meses, e o IgM reagente são residuais e não tem que se preocupar.
      Um abraço.

      Excluir
    8. Isso! Eu conversei ontem com a infectologista, e ela disse que posso ficar tranquila... o IGM leva até 2 anos pra negativar. E foi muito bom eu ter tido contato antes da gravidez. :) Muito obrigada pela força!

      Excluir
    9. Esse Blog é para ajudar, fico feliz que tudo está bem com você. Um abraço.

      Excluir
  6. Olá, Denise. Estou com 6 semanas de gestação. Fiz os exames de citomegalovírus e deram os seguintes resultados:
    IGM: 5,0 U/mL
    Negativo: Menor que 25 U/mL
    Indeterminado: 25 a 30 U/mL
    Positivo: Maior que 30 U/mL

    IGG: 71,7 U/mL
    Negativo: Menor que 12,0 U/mL
    Positivo: Maior que 14,0 U/mL

    Estou bastante preocupada com esse alto valor de IGG, pois parece que pode indicar uma infecção recente. Cheguei a essa conclusão depois de ler essa entrevista de Drauzio Varella:

    "Drauzio – Vamos imaginar que o exame de sangue indique anticorpos IgG fortemente positivos e os IgM, negativos. O que indica esse resultado?

    João Silva de Mendonça – Ele indica que a fase aguda já foi superada. No entanto, se o tipo IgG for ainda muito alto, pode-se suspeitar – mas nem de longe ter certeza – que a fase aguda não ficou para trás há muito tempo. E mais: presença de IgG positivo e de IgM negativo não permite correlacionar a infecção pelo citomegalovírus com o episódio da doença vigente."

    Será que adquiri a infecção enquanto estava grávida? Estou com 6 semanas de gestação. Esse alto valor de IGG indica mesmo uma infecção recente? Minha consulta com a ginecologista é só daqui há duas semanas.

    Parabéns pelo blog. É muito linda a sua força de vontade e apoio para as mamães que aparecem aqui desesperadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wei Chang, o seu IgG não está alto, quando o IgM dá negativo e o IgG reagente significa que você criou defesa para o CMV, e a infecção ocorreu há algum tempo, provavelmente antes da gravidez.
      O IgG pode chegar há mais de 270,0 U/ml, na fase pós infecção, portanto, o seu está baixo, e o IgM está negativo, não há nada para se preocupar, desejo uma feliz gravidez..
      O blog foi feito para ajudar as mães que tiveram CMV na gravidez e para alertar as mulheres que desejam engravidar, por que os médicos não dão muita importância ao CMV.
      Um abraço.

      Excluir
  7. Ola Denise, estou gestante de 8 semanas e acabei de pegar o resultado do CMV.

    IGM 0,30
    IGG 38,40

    O que quer dizer isso ? Devo me preocupar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, esse resultado significa que você foi contaminada pelo CMV e está com defesas. Como o IgM deu reagente, seria bom fazer o Teste de Avidez para descobrir há quanto tempo você foi infectada, se foi antes da gravidez para ficar mais tranquila.
      Um abraço.

      Excluir
    2. fui perdendo minha visão aos poucos e e fiz exames de toxoplasmose igG deu 650 u/ml eo citomegalovírus igG 32,6 u/ml
      qual o causador da perda do visão.

      Excluir
    3. Olá Willian, tanto a toxoplasmose e o CMV causam a cegueira.
      Pelo resultado do IgG provavelmente foi a Toxoplasmose. A Toxoplasmose ocular é uma das causas mais comuns de infecção em nosso país. Acomete, principalmente, pacientes entre 25-45 anos de idade e é caracterizada por recorrências que podem ocasionar redução visual severa.
      A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita que vive no intestino de gatos e pode contaminar água, frutas e vegetais, além de carne de porco e cordeiro. Aparentemente no nosso país a principal forma de contágio é através de carne de porco mal cozida.
      A infecção adquirida (contraída depois do nascimento) é mais comum que a congênita. Os pacientes geralmente não apresentam sintomas, ou apresentam sintomas leves, parecidos com os de uma gripe: mal estar, febre baixa e linfonodos aumentados (gânglios, principalmente atrás das orelhas e cabeça). Alguns pacientes apresentam uma forma mais grave de infecção e lesão na retina, que causa uma inflamação dentro do olho, podendo ou não causar baixa de visão
      A maioria dos pacientes não apresenta lesões de retina quando contrai toxoplasmose, algumas têm a lesão e depois de curada nunca mais terão novamente a infecção e um número menor de pacientes apresenta recidivas (novas crises de toxoplasmose). A medicina ainda não consegue explicar porque alguns pacientes não apresentam lesões e outros sim. Dependendo do local da retina onde ocorre a infecção e da quantidade de inflamação o paciente pode apresentar baixa de visão, que pode deixar sequela. Em alguns casos a toxoplasmose acomete o centro da visão e pode deixar uma cicatriz, causando visão ruim pelo resto da vida.
      Diagnóstico:
      O mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a típica do toxoplasma. Geralmente não são necessários exames de sangue para confirmar o diagnóstico, apesar da sorologia negativa excluir a toxoplasmose. Raramente o diagnóstico pode ser feito por exame de sangue nos casos de infecção recente, mas nos casos em que o paciente pegou a infecção e depois de meses ou anos apresenta a lesão de retina o exame de sangue não ajuda.
      O tratamento é realizado com sulfa e pirimetamina (ou sulfametoxazol e trimetropim) em doses que dependem da gravidade da infecção, às vezes também é necessário tomar corticóide e utilizar colírios. Raramente são necessários medicamentos intra-oculares, laser ou cirurgia. A toxoplasmose ocular pode causar descolamento de retina e ser necessária cirurgia. Alguns pacientes apresentam recorrências freqüentes e precisam tomar remédio por tempo prolongado para evitar ou diminuir as novas crises.
      Ainda não existe tratamento eficiente para reparar as áreas lesadas da retina e recuperar a visão.
      O Prof. Rubens Belfort é um dos maiores especialistas em Toxoplasmose Ocular no mundo. Foi um dos responsáveis pela explicação aceita atualmente sobre as formas de contágio da doença, participou do estudo que conseguiu reduzir a freqüência das recorrências oculares e participa de estudos sobre novas técnicas de detecção e tratamento desta doença.
      Espero que tenha te ajudado. Um abraço.

      Excluir
  8. Recebi meu resultado e o IGG deu 121 e o IGM deu indeterminado(0,8), li e reli dezenas de sites sobre como interpretar o exame não consegui encontrar essa situação, li também um caso onde o igm indeterminado causou muitas sequelas ao bebê, estou começando a me desesperar. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando IgM e IgG dão positivos, seria bom fazer o teste do Avidez para saber quando a infecção ocorreu, ou se é reincidência. O IgM pode ser residual e demora alguns meses para negativar. O Teste de Avidez vai te dar mais tranquilidade. Um abraço.

      Excluir
  9. Ola Denise sou a Ana,perdi meu bebe ha 8 meses na epoca IGG 500 e IGM 1,5 ambos reagentes o meu obstetra falou que provavelmente tenho sido por causa do citomegalovirus,em outubro do ano passado fiz repeti o exame IGG 500 e IGM 1,3 ele falou para eu nao engravidar esperar ficar negativo ,fiz noavamente agora em janeiro e aumento IGG 500 IGM 1,5 no Hemograma meus leucócitos deu alterado é possivel que seja por isso que nao abaixa o valor do IGM ,o que vc me aconselha procurar um medico hematologista para saber a origem da infecção,estou com medo de engravidar por estarem reagentes ainda,beijos para vc e seu filhao,att Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, meus sentimentos pela perda do seu bebê, o CMV é terrível para as grávidas. Eu aconselho você a fazer o Teste de Avidez para saber quando ocorreu a infecção e levar para um infectologista analisar os exames. Realmente, é melhor esperar negativar o IgM, para ter um bebê saudável e normal e ter tranquilidade.
      Um abraço.

      Excluir
  10. noite... me chamo thainara na minha primeira gestação tive igg e igm positivo nos treis trimestres da minha gestação inclusive minha filha foi diagnosticada com hidrocefalia os nove meses de minha gestacao mais Deus operou e ela nasceu normal e sem sequelas alguma inclusive ela é imune ao citomegalovirus .
    quero engravidar novamente e estou morrendo de medo de meu igg e igm darem positivos novamente minha pergunta pra vc é se eu corro os mesmos riscos ou se eu ja tow imune ou a qualquer momento posso ficar igg e igm positivos novamente mesmo que hj deem negativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thainara, Como você foi infectada pelo CMV, adquiriu os anticorpos. O problema do CMV é que ele pode ficar ativo novamente e se você estiver grávida, pode haver sequelas mas, menos graves para o bebê. Aconselho a fazer o exame de IgM e IgG para CMV e se derem positivos, fazer o teste de Avidez para saber quando ocorreu a reincidência. Um abraço

      Excluir
  11. Olá, bom fiz meu exame com 7 meses de gestação e no meu exame está assim: IgG 123,10 resultado... Valor de referência: não reagente menor que 0,50 u/ ml. Indeterminado de 0,50 a 0,99 u/ml. Reagente maior ou igual a 1,00 u/ml. E no IgM deu: resultado 0,4.... Não reagente índice menor que 0,7. Indeterminado índice de 0,7 a 0,9.. Reagente índice maior ou igual a 1,0..... Estou com medo q prejudique meu bebê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu exame indica que você foi contaminada pelo CMV e criou defesas IgG 123,10. Aconselho que faça o teste de Avidez devido ao IgM que não negativou, para saber há quanto tempo a infecção ocorreu, para ficar mais tranquila. Pode ser que você teve CMV antes de engravidar, o que é ótimo.
      Um abraço.

      Excluir
  12. Oi Denise minha esposa fez alguns exames e deu os seguintes resultados:
    Rubéola IgG maior que 500,0 UI/ml
    Citomegalovírus IgG 8,22
    CITOMEGALOVÍRUS IgM 0,30
    Anti-HBS 98,18
    O que significa? Ajude nos à entender por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvan, os exames significam que sua esposa foi contaminada pela Rubéola, Citomegalovírus e tem anticorpos e tem imunização contra hepatite B. Quanto deu o IgM para a Rubéola? Se estiver reagente converse com o seu médico para fazer o teste de Avidez.

      Excluir
  13. Olá Denise! Agradeço por tantas informações que vc nos dá. =) Estou muito preocupada, imaginei q teria reagente para CMV pq sempre trabalhei em educação infantil, em constante contato com crianças pequenas (mais ou menos 15 anos). Estou com 18 semanas e só agora que troquei de médico me foi pedido o exame. Deu o seguinte resultado:
    IgG 248UA/ml
    Referência: não reagente inferior a 6,0 e reagente igual ou superior a 6,0
    IgM 1,32
    Referência: Não reagente: inferior a 0,85
    Indeterminado: 0,85 a 1,0
    Reagente: igual ou superior a 1,0
    Com esse valor alto de IgG e esse de IgM é possível que eu tenha pego durante a gestação? Ou significa pelo menos que eu já tenho anticorpos presentes em meu organismo e seriam repassados ao bebe, minimizando os riscos? Meu médico só pode atender semana q vem, quando volta de férias. Estou extremamente preocupada com meu pequeno... =/ Grata desde já!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Você tem CMV e anticorpos. Quando IgM e IgG estão reagentes, seria bom fazer o teste de Avidez para saber quando foi que ocorreu a infecção. Pelo valor baixo do IgM pode ser que você teve CMV antes de engravidar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder... Vemos tantas coisas na net, que acaba por nos apavorar. Fico imaginando como ele pode ainda estar ativo. Saí do magistério em julho de 2013 e de lá para cá, mudei-me para o interior e não tive mais contato com crianças. Ainda não fiz amigos, portanto, nem vou à casa de outras pessoas daqui. Relações com o marido foram cortadas devido à gravidez por conta de cólicas,medo de sangramento, etc (pode ser q de repente ele tenha o vírus e não saiba, mas nosso contato está tão restrito, tadinho). Apenas tenho muito contato com cães e gatos, pois temos 3. Não faço ideia de como possa ter pego esse vírus por esse período fora da escola...
      Antes de terminar, queria dizer que sua luta, ainda que muito dolorida, para preparar seu eterno pequeno para o mundo é linda. Você é mais que uma guerreira, é admirável. Acompanhei várias crianças especiais dando aula e, infelizmente, nem todas têm a chance de ter mães especiais. Aquelas que se doam primeiro e pensam em si depois. Vi muito abandono, descaso... Chorei muitas vezes pelo preconceito dos próprios pais com as crianças. O bom é que também conheci pessoas como você, que nos fazem enxergar a vida por outro lado. Nos fazem entender o que é ser mãe, mesmo antes de gerar um filho em nosso próprio ventre. Um abraço pra você, muita força, luz e um beijo no Eduardo.

      Excluir
    3. ola boa tarde Denise Miyuki,gostaria de saber o seguinte. Eu tive um bb com citomegalo se eu engravidar corro o risco do bb nascer novamente com o citomegalo

      Excluir
    4. Boa Tarde Maria Melo, provavelmente não, o CMV é mais perigoso na primeira vez que é contaminada por não ter anticorpos, como você já tem anticorpos o CMV se tiver vai ser mais fraco. Aconselho a fazer o exame de sangue IgM e IgG para ver se está latente, aí você pode engravidar sem preocupação. Um abraço.

      Excluir
  15. Ola denise fiz um exame de citomegalovirus igg e deu 57, 30 u/ml e o citomegalovirus igm deu 0, 3 tou preocupada

    ResponderExcluir
  16. Fiz o exame citomegalovirus igg deu 57, 30 u/ml lembrando que a referencia pra esse seria
    Valor referencia
    Nao reagente menor que 0, 50 u/ml
    Indeterminado de 0, 50 A 0, 99 u/ml
    Reagente maior ou igual a 1, 00 u/ml

    Ai o exame de citomegalovirus igm o resultado foi 0, 3

    Lembrando valor referencia
    Nao reagente indice menor que 0, 7
    Intederminado indice de 0, 7 A 0, 9
    Reagente indice maior ou igual A 1, 0
    Tou preocupada com isso me ajuda a intender por favor abrigado sera que posso engravidar normal com esse resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo resultado do exame parece que o CMV está latente, aconselho a fazer o teste de Avidez para saber quando a infecção ocorreu, porque deu positivo para o IgM e IgG e é melhor prevenir do que remediar, ok.

      Excluir
    2. Denise mais o meu igm deu 0, 3 u/ml e a referencia pra reagente é acima de 0, 7 a 0, 9 u/ml assim mesmo deu positivo tou preocupadaa e o que significa a palavra que vc disse latente e avidez sou nova nesse assunto e preciso muito da sua ajuda so tenho medico dia 12 ate la vou endoida se nao saber o que esta acontecendo

      Excluir
    3. O IgM pode demorar para negativar, o CMV fica latente(adormecido) no seu corpo, porque esse vírus nunca abandona o corpo e pode retornar se você estiver estressada, com a saúde abalada.
      Fique tranquila, você está na fase de latência, o CMV está adormecido. Um abraço.

      Excluir
  17. Porque o nivel de taxa pra positivo nao seria maior que 0, 7 pra cima o meu igm deu 0, 3 u/ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, você está na fase de Latência, pode ficar tranquila. Um abraço.

      Excluir
  18. Oi Denise , estou preocupada , meu exame IGG do CMV deu 39,4 , mas a dra não pediu igm do cmv , somente da toxoplasmose , que deu igm menor que 3,0 e igg que deu 36,3.O que devo fazer , pois minha consulta está marcada para 23.02.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, pode ficar tranquila, o IgG do CMV deu positivo, o que significa que você já foi contaminada pelo CMV e criou defesas. Também você já teve a Toxoplasmose e tem defesas.
      Um abraço

      Excluir
    2. Denise , muito obrigada pelo auxilio!Também agradeço por você compartilhar conosco sua história e experiência de vida!Deus a abençoe.

      Excluir
  19. ola Denise o meu resultado deu assim citomegalovirusIgG 214,0 U/ML TOXOPLASMOSE IgG 528,6 UI/ML TOXOPLASMOSE IgM 0,2 index o que quer dizer agradeço

    ResponderExcluir
  20. Olá, os resultados dos exames significa que você teve CMV e Toxoplasmose e criou defesas, não precisa se preocupar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá Denise, perdi meu bebê com 5 semanas, o médico acha que pode ser pelo CMV, meu resultado deu 321, 7 IgG e 2, 830 IgM, vc acha que com quanto tempo posso tentar de novo? E com esses resultados como estava a virose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, sinto muito pela perda do bebê, você tem o CMV e adquiriu defesas contra ele, espere até o IgM negativar para ter uma gravidez tranquila. Seria aconselhável fazer o teste de Avidez para saber há quanto tempo ocorreu a infecção.
      Um Abraço.

      Excluir
  22. Ola Denise!!!
    Estou pensando em engravidar e fiz o exame de CMV segue abaixo os resultados, não compreendi muito, então se puderes me ajudar agradeço, estou preocupada pois não entendi muito bem esses valores.
    IgG: 54,00 UA/ml
    Não reagente: inferior a 4,0 UA/ml
    Indeterminado: de 4,0 UA/ml a 5,9 UA/ml
    Reagente: superior a 5,9 UA/ml

    IgM: índice 0,08
    Não reagente: índice inferior a 0,70
    indeterminado: índice de 0,70 a 0,90
    Reagente: índice superior a 0,90

    Aguardo...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o resultado do exame indica que você tem o CMV e criou anticorpos, e está na fase de latência, pode engravidar e ficar tranquila.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Muito Obrigada!!!
      Parabéns pela iniciativa com o Blog, com toda certeza ajuda muitas pessoas.
      Grande abraço

      Excluir
  23. Ola Denise. Meu igg deu 148 e meu igm 1,28 o meu teste de avidez deu 77% o que você poderia me informar referente a este resultado? Haverá necessidade de repetir? Estou com 10 semanas de gestação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os resultados significam que você teve CMV e a avidez alta diz que a infecção ocorreu há mais de 4 meses. Pode ficar tranquila,um abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigada Denise. Você me ajudou muito. Estava aflita. Lhe parabenizo por ajudar nos. Que Deus lhe abençoe sempre querida. Abraço

      Excluir
    3. Obrigada, o Blog é para ajudar a esclarecer sobre esse hipervírus CMV. Um abraço.

      Excluir
  24. o exame do meu filho de 3 anos deu IgG 91,45 u/ml reagente e o resultado é reagente igual a 1,0 U/ml fiquei muito preoculpada peguei agora o resultado.

    ResponderExcluir
  25. Olá Luciane, pode ficar tranquila por que o resultado significa que seu filho tem CMV e criou anticorpos, não tem que se preocupar, a maioria das crianças são contaminadas e nem sempre os pais percebem, por que não há sintomas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Denise...estou com muito receio apesar de meu médico dizer que o valor sugere o infeccao anterior à gravidez... com 4 semanas tinha Igg 34 e Igm 1.31
    Que entende destes valores?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Olá Sandra,Está correto o que o médico disse, seus valores significam que você tem o CMV e adquiriu anticorpos, O Valor de referência para:

    - IgG:- Reagente: superior a 20 UA/mL

    - IgM: - Reagente: Superior a 1,4

    O que indica que faz algum tempo que você foi contaminada, tanto que o IgM não está reagente, pode ficar tranquila. Um abraço e feliz gravidez.

    ResponderExcluir
  28. Mas Denise meus valores de REFERÊNCIA aparece

    IGG neg.<4
    pos.>6

    IGM pos >0.9

    Mas médico diz estar ok. Que com 4 semanas com esse valor é de infecção antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Sandra, foi antes de você engravidar, e o IgG 34 é os anticorpos e o IgM 1,34 pode ser um resquício do CMV, mas não reagente .Agora se você estiver em dúvida, peça o Teste de Avidez para o seu médico, para saber quando foi que você teve o CMV. Um abraço.

      Excluir
  29. Obrigada Denise! Tudo de bom para você e seu filho. Abraço

    ResponderExcluir
  30. Ola Denise...meu filho esta com dois meses.Mais quando ele estava com 1 mes e tres dias e foi internado com crise convulsiva entao forao feitos varios exames nele inclusive cmv,que constatou o seguinte.
    Herpesvirus simples l e ll igg
    Resultado indice 13,69
    Ref superior ou igual a 1,10 reagente

    Herpesvirus simples l e ll igm
    Resultado indice 0,50
    Ref inferior a 0,90 nao reagente

    Citomegalovirus lGG Anticorpos
    Resultado 52,60 U/ml
    Ref maior ou igual a 1,00 U/ml reagente

    Citomegalovirus IGM, Anticorpos
    Resultado 0,3
    Ref indice menor que 0,7 nao reagente.

    Esse resultado quer dizer que ele foi contaminado na gestacao?pode trazer alguma complicacao para ele?Estou muito preocupada,desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu filhinho tem IgG reagente tanto para herpevírus simples como para o CMV, o IgM deu não reagente, é possível uma contaminação na gestação.Pode ser que seu filhinho seja normal e que essas infecções não deixaram sequelas. Faça o teste para surdez, bata palmas, faça barulho para ver se ele escuta. Coloque um brinquedo perto dele e movimente-o para ver se ele segue com o olhar. Um abraço.

      Excluir
  31. Ele responde bem aos sons,e agora como devo saber se fui contaminada pela primeira vez?nao me lembro ter feito exame cmv antes nem durante a grstacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer o exame de IgG e IgM para CMV, Herpevírus simples. Se tiver IgG reagente significa que você tem CMV.

      Excluir
  32. Boa noite.. Meu igg e meu igm deram INDETERMINADO, estou em minha segunda gestação e estou muito assustada com esse resultado do exame de citomegalovirus. Tive toxoplasmose na minha primeira gestação e pra mim foi uma barra, fiz todo o tratamento e minha filha é super saudável. Queria uma gestação tranquila como a outra não foi e gostaria de não passar por aquela barra de novo.. Tenho consulta quinta, mas estou super ansiosa. Me ajuda com esse resultado de citomegalovirus igg e igm indeterminados... O que pode ser? 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 a 3 meses antes de engravidar notei um inchaço no meu abdômen, até me queixei pra minha mãe.. Também tive inflamação na garganta... Mas não sabia que poderia ser sintomas de cmv... :(

      Excluir
    2. Olá, se você foi contaminada pelo CMV antes de engravidar, não tem que se preocupar. Quando o resultado do exame dá indeterminado significa que não dá para saber há quanto tempo ocorreu a infecção.
      Aconselho a fazer o Teste de Avidez para ver há quanto tempo ocorreu a infecção.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Obrigada pela atenção querida!!! Vc foi muito ágil. Deus abençoe sua vida. Um abração.

      Excluir
  33. Denise...boa noite
    Há algum valor mínimo de igg (anticorpos ) para ser sugestivo infecção antiga? Ou tem mesmo que fazer Avidez?
    Quais os valores referência para análise de igg e igm positivos? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os valores de referências para
      IgM reagente Índice > 1,20 e IgG Reagente: Superior a 1,4.
      Para o Teste de Avidez a referência Percentagens superiores a 40% sugerem que a infecção ocorreu há mais de 3 meses e que os anticorpos IgM, caso presentes, são residuais e desprovidos de significado clínico.
      Um abraço.

      Excluir
  34. Olá. ..o meu resultado deu 60%...posso respirar um pouquinho de a alívio certo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia, o CMV ocorreu há mais de três meses, pode curtir tranquila a gravidez. Deus abençoe você e o bebê.
      Um abraço.

      Excluir
  35. Olá Denise, boa tarde. O exame para citomegalovirus da minha esposa grávida de 8 semanas deu positivo para IGG E IGM. Não preciso dizer que isso causou uma aflição enorme em nós. Ela não para de chorar. Veja o resultado:
    CITOMEGALOVIRUS IgG = 158,2 UA/mL
    Vr:
    NAO REAGENTE............ < 6,0 UA/mL
    REAGENTE............ > 6,0 UA/mL

    CITOMEGALOVIRUS - ANTICORPO IgM = 6,89
    VR:
    NÃO REAGENTE ........: < 0,85
    INDETERMINADO........: >= 0,85 a < 1,00
    REAGENTE.............: >= 1,00

    A médica pediu outros exames dos quais o único que lembro o nome é o da Avidez que você sempre informa. Você acha muito grave esse resultado?
    Obrigado e fique com Deus.

    Thiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago é aconselhável fazer o teste de Avidez para saber quando a infecção ocorreu, se foi antes ou depois de engravidar. Pode tranquilizar a sua esposa, hoje existem antivirais para não causar sequelas no feto, e logo que o bebê nasce o médico continua o tratamento.
      Quanto mais rápido fizer os exames, a chance é maior para o bebê. Fique com Deus.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Denise obrigado por responder. Qual a especialidade médica que cuida disso? Infectologista? Um abraço.

      Excluir
  36. Obrigada
    Mas ainda assim no exame diz que até 60 é indeterminado...mais de 60 é avidez alta...por 1 % Devo me preocupar? Visto ser mais de 60 avidez alta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fique tranquila, você tem CMV há mais de quatro meses, portanto, não afetou o bebê.
      Fique com Deus.

      Excluir
  37. ola deise eu e meu bebe tivemos contato com uma pessoa citomegaloviros reagente disem k pode ser contaminado atraves da fala e ate beijo no rosto e verdade ou mito abraçoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é verdade sim, a transmissão se dá por troca de fluídos, beijo, espirros, tosses. O CMV é perigoso nas gestantes, porque é transmitido via placenta.
      Nas crianças e adultos o CMV não é prejudicial.
      Um abraço.

      Excluir
  38. Olá Denise, estou grávida de12 semanas e meu exame de rubeola deu
    IgM= 1,37
    IgG= 168 UI\ML a medica falou que era para fica tranquila, mas infelizmente não consigo me tranquilizar o que vç acha.

    ResponderExcluir
  39. Olá, pode ficar tranquila e curtir a gravidez, esse resultado significa que você está imune a rubéola, foi contaminada ou tomou vacina há algum tempo, antes de engravidar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada por me responder, pq o medico não me falou com tanta clareza assim sabe falou que era para ficar tranquila só que me pediu para repetir os exames que fazia muito tempo que não via esse resultado, ai claro fiquei muito assustada pq já tem um filho e tinha certeza que minhas vacinas estavam certas, então nem passava pela minha cabeça ter tido rubeola, hj antes de ler seu comentário já tinha chorado bastante mas com sua clareza em me responder fiquei bastante tranquila e espero realmente que de tudo certo na minha gravidez com muita fé em Deus, nosso poderoso pq vai ser uma criança muito amada, muito obrigada de coração por vç tirar duvidas de mãe realmente desesperadas, que Deus continue te dando essa força, pq ele só dá grandes fardos para quem ele sabe que vai dar conta de carregar.
    O SENHOR É MEU PASTOR E NADA, ME FALTARÁ.
    QUANDO CREMOS EM DEUS NADA NÓS FALTARÁ, AMÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu IgM não está reagente, significando que a rubéola está inativa. Curta muito a sua gravidez, é normal repetir os exames porque os valores mudam, vão diminuindo cada vez mais.
      Deus abençoe vocês.

      Excluir
  41. igg 500,000 e igm 0,5 estou imuni me ajuda obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faby, você está imune sim, já teve CMV e está no período de latência, está com anticorpos para o CMV.
      Um abraço.

      Excluir
  42. Boa tarde Denise, vê se vc pode me ajudar, estou muito angustiada e preocupada. Estou grávida de 33semanas e em agosto eu fiz os exames e deram igg e igm não reagentes! Já em janeiro dia 19 eu fiz e igg deu 320,0 reagente e igm não reagente, minha médica achou estranho e mandou eu repetir, então em fevereiro dia 19 tbm fiz novamente e deu igg reagente 10,0 (bem baixo) e igm não reagente, ela acha que provavelmente esse exame que fiz em agosto está errado, já que em nenhum momento aparece fase latente, ou seja, igm em nenhum momento deu alterado e sente igg que deu alto e só deu alto nesse de janeiro, ai um mês depois da 10,0? Fico
    Muito
    Preocupada, meu bb não tem má formação, todos exames deram normais, tanto dopple, como morfológico, como translucencia, etc! Ele ta perfeitinho! Devo ficar apreensiva? E de agosto pra cá não tive virose, não fiquei doente, não tive contato com ninguém virotico! Ai meu Deus por favor me
    Ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, é muito estranho esses resultados, o IgG de 320 para 10 em um mês não está correto, o laboratório deve ter cometido algum erro na análise. Provavelmente, você já tem o CMV faz tempo e está imune, o bebê está saudável. O importante é o IgM estar negativo, pois isto indica que está na fase de latência e não prejudica o bebê. Fique tranquila e curta a gravidez.
      Fica com Deus.

      Excluir
    2. Obrigada por me responder Denise, confesso que fiquei bem mais tranquila mesmo, mais o
      Que me deixa encucada é esse exame q fiz em agosto início de gravidez e deu não reagente os dois, mais quem sabe laboratório errou ne? Já q fiz os três exmaes em
      Laboratórios diferentes!�� Obg Deus te abençoe!

      Excluir
    3. Seria aconselhável fazer em laboratório confiável sempre. Você deveria voltar ao laboratório, que fez os exames em agosto, e mostrar os resultados dos 3 exames para saber o que aconteceu com a análise.
      Fica com Deus.

      Excluir
    4. Obg Denise, eu fui lá e
      Mostrei,
      Mais eles dizem que confiam muito no laboratório deles, resolvi
      Confiar que eles
      Erraram sim e rezar
      Pro meu bb não ter
      O vírus, Obg por me
      Responder! Bjs fica com Deus

      Excluir
  43. Olá Denise por favor me ajude minha filha de 3 meses o exame deu citalomegaviros anticorpos 79,62 e também linfócitos atípico deu 6,0 mm3 816 deu alto ela é esperta mais a moleira dela está bem fechada fechando antes do tempo me ajude por favor estou apavorada sem dormir me ajuda

    ResponderExcluir
  44. Olá MayCris, os linfócitos atípicos são um grupo de linfócitos com morfologia diferente, que podem ser encontrados no sangue. Geralmente surgem nos quadros de infecções por vírus, como mononucleose, gripe, dengue, catapora, etc. Ele está aumentado porque está combatendo o vírus do CMV. Fica tranquila, a sua filhinha é espertinha e normal.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada mesmo faz dias que não durmo estou preocupada demais trabalho em creche e trabalhei na gravidez com crianças com catapora será que veio disso ? Obrigada

    ResponderExcluir
  46. E ela nunca teve nenhuma febre somente muitas cólicas Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  47. Ah esqueci de dizer foi o igg que deu reagente e o igm não reagente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IgG reagente é a melhor notícia porque significa que ela está imune ao CMV. O fato de trabalhar com crianças tem mais possibilidade de contrair o vírus mas, fica tranquila sua filhinha está imune ao CMV. O problema do CMV é que ele pode ser sem sintomas, a maioria das pessoas tem e nem ficam sabendo do vírus.
      Um abraço, fique com Deus.

      Excluir
  48. olá Denise me tire essa duvida fui pegar meus exames e deu os seguintes resultado
    Rubéola igm menor que 10,00

    valores de referencia: Negativo menor que 20,00 duvidoso: 20,00,a 25,00
    Positivo: maior que 25,00

    Rubéola igg 41,80
    valores de referencia: Negativo: menor que 10,00
    Positivo: maior ou igual a 10,00

    citomegalovírus igg: 61,3
    valores de referencia : Negativo: menor que 0,40 duvidoso: 0,40 a 0,60
    Positivo: maior que 0,60

    CMV igm: 9,3
    valores de referencia Negativo: menor que 15,00 duvidoso: 15,00 a 30,00
    Positivo: maior que 30,00

    Toxoplasmose igg menor que 3
    valores de referencia Não reagente menor que 6,00
    indeterminado 6,00 a 8,00 Reagente maior que 8,00

    toxoplasmose igm menor que 3
    valores de referencia não reagente menor que 6,00
    indeterminado 6,00 a 8,00 reagente maior ou igual 8,00

    ResponderExcluir
  49. olá Denise me tire essa duvida fui pegar meus exames e deu os seguintes resultado
    Rubéola igm menor que 10,00

    valores de referencia: Negativo menor que 20,00 duvidoso: 20,00,a 25,00
    Positivo: maior que 25,00

    Rubéola igg 41,80
    valores de referencia: Negativo: menor que 10,00
    Positivo: maior ou igual a 10,00

    citomegalovírus igg: 61,3
    valores de referencia : Negativo: menor que 0,40 duvidoso: 0,40 a 0,60
    Positivo: maior que 0,60

    CMV igm: 9,3
    valores de referencia Negativo: menor que 15,00 duvidoso: 15,00 a 30,00
    Positivo: maior que 30,00

    Toxoplasmose igg menor que 3
    valores de referencia Não reagente menor que 6,00
    indeterminado 6,00 a 8,00 Reagente maior que 8,00

    toxoplasmose igm menor que 3
    valores de referencia não reagente menor que 6,00
    indeterminado 6,00 a 8,00 reagente maior ou igual 8,00

    ResponderExcluir
  50. Olá, seus exames mostram que você é imune a Rubéola e ao CMV, já adquiriu os anticorpos.
    A Toxoplasmose você não nunca entrou em contato, não é imune a ela.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  51. Ola Denise. Boa tarde! S
    ou Any,vê se vc pode mim tranquilizar...Estou gravida de 19 semanas e 3 dias,fiz os exames recomendados no pré-natal na respectiva data:18/Dezenbro de 2014.Peguei os resultados tem poucos dias,resolvir abrir e saber os resultados. Estavam assim:
    1. AgHBs NAO REAGENTE
    Anti-HBs REAGENTE/MAIOR QUE 1.000,00 mUI/ml

    2. Citomegalovírus IgG REAGENTE/138,20
    (Nao reagente:Menor que 6,0 AU/ml e Reagente:Maior ou igual a 6,0 AU/ml)
    Citomegalovírus IgM NÃO REAGENTE

    3. Toxoplasmose IgG REAGENTE/ 33,40 UI/ml
    (Nao reagente:Menor que 1,6 UI/ml
    Indetermininado: 1,6 a 2,9 UI/ml
    Reagente:Maior ou igual a 3,0 UI/ml)
    Toxoplasmose IgM NAO REAGENTE

    Imagime que quando vir esses resultados e pesquisei no google do que se tratava nao conseguir entender fiquei desisperada cm o que eu li... Vc pode mim falar o que significa esses resultados? E se tem alguma chance de afetar o meu bebê? Ele(a) pode nascer bm alguma problema? Preciso fazer o exame Avidez?
    Mim responda por favor,só tenho consulta cm o meu obstetra mês que vem(Abril),tô muito preocupada
    Desde já,muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any, não precisa ficar desesperada, o IgG deu reagente para CMV, Anti-HBs, Toxoplasmose, significando que você está imune dessas doenças. O seu bebê não corre risco, fique tranquila.
      Um abraço.

      Excluir
  52. Boa tarde!
    no meu exame deu positivo para citomegalovírus, os médicos que fui dizem que não precisa tomar medicamentos algum. O problema é que sinto muita dor de cabeça, cólicas intestinais, dores pelo corpo todo e fraqueza. No meu ver preciso de algum remédio para isso, mas os médicos não querem receitar.

    Já fiz exame de HIV = negativo.
    Não tive transplante, nada disso.

    Gostaria muito de saber o que posso fazer.
    Desde já muito obrigado.

    Edson

    edsondolinski@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, para o CMV não se trata com remédio, porque os antivirais são muito fortes e é receitado para gestantes para diminuir as sequelas no feto.
      Esses antivirais sempre tem efeitos colaterais tóxicos, tanto que é necessário internar o paciente para administrar o antiviral.
      Um abraço.

      Excluir
  53. Denise, bom dia! Estou gestante de 32 semanas.
    Meus exames de CMV são o seguinte:
    IGG:
    06/07/2007: 107,7; 13/11/2014: 165,2 e 20/02/2015: 186,2
    IGM:
    06/07/2007: 0,168; 13/11/2014: 1,02 e 20/02/2015: 1,41
    Teste de avidez em 22/11/2014: 97%
    Como se trata de uma reinfecção ou reativação, já que desde 2007 já havia sido exposta ao CMV e houve um aumento nos resultados entre os exames realizados em novembro/2014 e os feitos agora em fevereiro/2015, gostaria de saber quais os procedimentos que devo fazer quando o bebê nascer.
    Por enquanto, não foi detectada nenhuma anormalidade nas ecografias, mas sei que há possibilidade de contaminação, mesmo que menor, nas reinfecções ou reativações. Agradeço desde já seus esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelos resultados não tem que se preocupar, o teste de Avidez deu alta significando que o bebê não foi contaminado, como já fez as ecografias que deram normais, mas como você continua em dúvida, neste caso, o obstetra pode indicar que a gestante realize uma ultrassonografia e a amniocentese para ver se o bebê está infectado.
      Um abraço.

      Excluir
  54. Olá Denise,
    Bom dia!
    Estou preocupada com o resultado do meu exame, você poderia me esclarecer algumas dúvidas?
    Meu exame de Herpes Simples I e II IGG deu 15,9 com valores de referência: Reagente > 1,1.
    Já o IGM deu 0,97 com valores de referência: Indeterminado 0,75 a 1,25.
    Eu estou com 11 semanas de gestação. Será que isso pode prejudicar o meu bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para Herpes Simples você está imune, para o CMV o IgM deu indeterminado significando que não dá para saber quando foi que houve a contaminação. Aconselharia a fazer o Teste de Avidez para saber se foi antes de engravidar.
      Um abraço.

      Excluir
  55. Olá tenho u.a dúvida: estou tentando engravidar. meu igg deu 43,3 e meu igm deu não reagente. O q significa? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, significa que você tem CMV e está imune porque tem anticorpos, IgG 43,3, pode engravidar tranquila.
      Um abraço.

      Excluir
  56. Olá Denise,

    Estou bastante preocupada, pois meu igg foi de 370,7 e o igm de 2,6 para o citomegalovírus, senti a minha médica não tem muito conhecimento a respeito, pode me ajudar na interpretação do exame? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Seu resultado significa que você tem CMV e criou anticorpos. Como o IgM 2,6 reagente, se está no início da gravidez ou pretende engravidar aconselharia a fazer o teste de Avidez para saber quando ocorreu a infecção. Se não está grávida não tem com o que se preocupar.
      Um abraço.

      Excluir
  57. Olá meu nome é Janaina e tive herpes zoster em 2011 ou 12. E estou querendo engravidar esse ano. Dai meu medico pediu os exames específicos e o citomegalovirus deu IgM 0,30 e IgG 500,00 fiz esse exame semana passada 06/03/2015. Preciso me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína, não precisa se preocupar, o CMV está latente e você já tem anticorpos, não tem problema nenhum.
      Um abraço.

      Excluir
  58. Olá Denise, por gentileza, preciso de sua ajuda. Fiz os exames iniciais do pré-natal. Para citomegalovírus o IgM deu 0,40 - negativo e IgG deu 500 - positivo. Acredito que eu esteja de seis semanas. Esse valor, 500, é muito alto, né? Isso indicada contaminação recente? É perigoso para o meu bebê? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IgM não reagente ou negativo e IgG reagente ou positivo: você já teve o contato com o vírus há mais tempo e o risco de transmissão é mínimo.
      Fique tranquila e curta a sua gravidez.
      Um abraço.

      Excluir
  59. Olá Denise. Fiz ontem os exames e ligaram me hoje do laboratório a confirmar que tenho o vírus. Não estou grávida. Mas estou muito preocupada. Quero muito ser mãe. Porque é que contrai este vírus? Só leio coisas más na Internet. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a maioria das pessoas são contaminadas pelo CMV e nem percebem, porque os sintomas são parecidos com uma gripe. Qual os valores do IgM e IgG? Como você não está grávida foi bom ter acontecido agora, porque está criando os anticorpos. Antes de engravidar, faça novamente o teste,se o valor do IgM for negativo, fique despreocupada porque o feto não corre risco de ser contaminado. Um abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigada Denise. É muito bom ter alguém que nos ajude nestes momentos. Deus a proteja. Um beijinho

      Excluir
  60. Olá tenho o CMV , contrai durante a gestação tive um filho com várias sequelas por causa deste vírus, infelizmente essas sequelas eram graves e ele faleceu. Gostaria de saber se eu posso ter outro filho, que não seja infectado pelo vírus ?

    ResponderExcluir
  61. Olá Denise , tudo bem .. o pediatra da minha filha pediu um exame de sorologia . ela tem ano e 3 meses .. o resultado dela foi . IGG Superior a 500,00 U/Ml e IGM 1,0 o que significa , estou desesperada ,

    ResponderExcluir
  62. Ola gostaria de saber se com o resultado IgG referencia 198,70 e IgM 0,13 pode ser preciso fazer o teste de avidez estou com 16 semanas de gestacao

    ResponderExcluir