quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Aumentar a consciência do vírus CMV que muda a vida

Aumentar a consciência do vírus que muda a vida CMV

Postado 6 de dezembro de 2016  Por Marsha Millermarsha.miller@ardmoreite.com

O Centers For Disease Control, define cytomegalovirus, conhecido como CMV, como um vírus comum que infecta pessoas de todas as idades. Aos 40 anos, mais da metade dos adultos foram infectados com CMV. Uma vez que CMV está no corpo de uma pessoa, permanece lá para a vida e pode reativar.

Para a maioria das pessoas, o CMV não é nem sequer um alerta em seu radar de saúde. Muitos não têm sinais ou sintomas. Outros podem experimentar sintomas que também estão ligados a uma variedade de doenças comuns como uma dor de garganta, febre, glândulas inchadas ou fadiga.

Os sintomas são tão suaves que há nove anos, quando Heather Johnson estava grávida de seus filhos gêmeos, ela pensou que ela só tinha um resfriado.
"O CMV nunca foi mencionado, mesmo que fossem sinais de problemas em um ultrassom antes de nascerem", explicou Johnson, que morava em Tulsa no momento em que deu à luz. "Depois que os gêmeos nasceram eles fizeram um teste, que levou três dias para obter os resultados de volta."

Os resultados dos testes confirmaram que ambos os bebês estavam infectados com CMV. Aquele frio que Johnson pensava que tinha, era realmente o vírus do CMV, que ela, por sua vez, tinha inadvertidamente passado para seus gêmeos. Johnson diz hoje que ambos os meninos têm a paralisia cerebral e estão nas cadeiras de rodas. Ambos também estão atrasados no desenvolvimento.

Por que isso importa

O problema: Citomegalovírus
Impacto local: Especialistas locais e nacionais dizem que a catastrófica ameaça de CMV para os bebês não nascidos ultrapassa em muito a ameaça de Zika, a epidemia que nos últimos meses tem gerado medo em todo o país. No entanto, a maioria dos americanos, incluindo mulheres grávidas, nunca sequer ouviram falar do vírus muito menos a vida séria e debilitante que causa problemas de saúde para nascituros com CMV.

O que é CMV? Quem pode obtê-lo? Existe uma cura? E, o mais importante, existem preventivos? Aqui estão as respostas para as perguntas que todos precisam saber.

COMO SE PROTEGER DO CMV
-Evite beijar crianças com menos de 6 anos nos lábios ou nas bochechas. Em vez disso beijá-los em suas testas

-Não compartilhe utensílios como pratos, colheres, garfos, palhetas ou copos com crianças menores de 6 anos

-Não coloque chupeta e coloque-os em sua boca para limpá-los antes de devolvê-los a um bebê ou criança pequena

-Não compartilhe uma escova de dentes com crianças pequenas

-Lave as mãos regularmente e sempre após trocar uma fralda ou contato com líquidos corporais de crianças com menos de 6 anos

"Eles têm fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia todos os dias", disse a mãe de seis anos, descrevendo a vida diária de seus dois filhos mais novos.

Johnson disse que ela faz parte de um grupo de mães com filhos por CMV de todo o estado que têm trabalhado nos últimos anos para o vírus ser reconhecido em Oklahoma.
"Estamos tentando obter legislação aprovada exigindo testes de CMV para as mulheres grávidas, mas não temos feito muito progresso", diz ela.

Parte da questão, disse Johnson, é a falta de consciência pública e um aumento na demanda por testes.

"As pessoas simplesmente não sabem como isso afeta a vida dessas crianças, isso muda a vida que você pensava que seu filho iria ter e isso muda para sempre", disse ela.

Essas mudanças que alteram a vida dos filhos de Johnson não são apenas as lutas do dia-a-dia associadas à paralisia cerebral ou atrasos no desenvolvimento, ela incluiu passar seus primeiros 76 dias em terapia intensiva e desde então nove cirurgias entre os dois, bem como Quimioterapia.
Mendy Spohn, administrador dos Departamentos de Saúde de Carter, Jefferson, Johnston, Love, Marshall e Stephens, disse que 90 por cento das crianças nascidas com CMV não têm sintomas imediatos e isso é parte da razão elevando o nível Consciência é tão importante.

"As crianças nascidas com CMV congênito sem diagnóstico, pode  ter problemas de desenvolvimento ou médicos mais tarde na vida sem diagnóstico de origem.Isto é porque recém-nascidos sem teste ou rastreio do CMV, poderia possivelmente ajudar os pais e profissionais médicos a fornecer intervenção precoce para a gravidade da deficiência, " ela explicou.

"O CMV é uma grande ameaça para os bebês ainda não nascidos, muito maior do que a Zika. Também sabemos que mais crianças terão deficiências devido ao CMV congênito do que outras, bem conhecidas infecções e síndromes, incluindo síndrome de Down, Fetal Alcohol Syndrome, Spina Bifida e pediátrica HIV.  Sabemos que as infecções por CMV são mais comuns do que as desordens metabólicas ou endócrinas combinadas atualmente no painel de rastreamento de recém-nascidos de EUA Nós sabemos que a cada ano 30.000 crianças ou um em cada 150 nascem com CMV congênito, causando 400 mortes e deixando 8.000 com permanente sequelas. E sabemos que o CMV congênito só pode ser diagnosticado se o vírus for encontrado na urina de um bebê, saliva, sangue ou outros tecidos corporais durante as três primeiras semanas de vida ", disse Woolly.

"Sabemos que é vital dar a notícia para combater os efeitos da CMV, o que vamos fazer com uma cúpula conjunta e uma campanha de conscientização com os departamentos de saúde da área no próximo ano", disse Woolly.

Johnson chamou a cúpula e campanha de conscientização uma "incrível" oportunidade de colocar CMV e suas conseqüências no centro das atenções.
Woolly enfatizou que, embora a falta de conhecimento sobre o CMV tenha efeitos dolorosos e traumáticos, o esforço de conscientização dará boas notícias aos residentes da área.

"Há precauções que podem ser tomadas e a melhor parte é que essas salvaguardas são simples e fáceis", disse ela.

"As precauções podem parecer bobagem para alguns, como não dar a seus filhos a comida da colher que você está comendo. Mas eu gostaria de salientar que essas precauções estão sendo dadas por médicos que sabem o que estão fazendo. São coisas que são fáceis de fazer. Se você sabe o que fazer isso pode significar a diferença na vida que seu filho vai ter ", disse Johnson.