As mulheres no início da adolescência são os alvos principais para prevenção da infecção congênita por citomegalovírus. A prevenção busca prevenir a infecção primária materna. O teste para sorologia CMV é parte dos exames recomendados na rotina de pré-natal.
Tentativas de desenvolvimento de vacinas para imunização estão em andamento.
É muito importante que as mulheres se previnam para evitar uma dor maior de ter um filho com múltiplas deficiências. Na minha época não havia tanto conhecimento de CMV e também não existiam remédios antivirais para dar aos recém-nascidos.
Teste CMV antes da gravidez
Mulheres que estão interessadas em ser testada para CMV antes da gravidez pode falar com seu médico e solicitar CMV IgM e IgG de anticorpos. Se elas foram expostas a CMV, é recomendado que as mulheres esperem até que seus níveis de anticorpos IgM CMV fiquem a um nível indetectável e sua CMV índice de avidez IgG suba a uma alta porcentagem favorável. Isto indicaria que a infecção CMV primária resolveu-se e que não existe o mínimo risco de transmissão de CMV para a futura gestante.
Pode levar de 6 a 12 meses para os testes de anticorpos CMV e avidez serem favoráveis para que uma mulher possa engravidar.