sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sequelas no Eduardo

Eu Contraí  a Citomegalovírus no primeiro mês de gravidez, e meu filho Eduardo ficou com as seguintes sequelas:

  1. Calcificações periventriculares
  2. Calcificação intracraniana
  3. Retardo mental
  4. Retinite por citomegalovírus 
  5. Cegueira
  6. Defeitos na dentição
  7. Surdez sensorioneural
  8. Microcefalia
  9. Hiperatividade
Eduardo é um guerreiro, está com 26 anos, graças a Deus bem de saúde.

Quis colocar o nome do blog Ser Diferente, por que meu filho é um deficiente atípico, caso raro. Os profissionais da saúde não sabem como lidar com ele. Sabem o diagnóstico, não como tratar.

É uma luta fazer as pessoas entenderem como o Eduardo é, como se comunica, como se comporta. Só vivenciando para saber.

Espero que este blog possa ajudar os pais com filhos de citomegalovírus congênito.

Sequelas do citomegalovírus

A grande maioria dos RN é prematuro ou de baixo peso com retardo do crescimento intra-uterino. Esses RN podem apresentar o seguinte quadro clínico:

  • Hepatoesplenomegalia.
  • Microcefalia.
  • Icterícia.
  • Fenômenos hemorrágicos.
  • Retinocoroidite.
  • Calcificações intracranianas.
Neurológico: o comprometimento do SNC é sempre grave, caracterizado por uma encefalite intra-uterina crônica, As principais manifestações clínicas neurológicas são: microcefalia, calcificações periventriculares, retardo mental, paraparesia, diplegia espástica e convulsões, além de coriorretinite e surdez detectada mais tardiamente.

A microcefalia é um dos sinais clínicos mais freqüentes, ocorrendo em cerca de 80% dos RN como resultado do comprometimento cerebral. As calcificações intracranianas ocorrem relativamente cedo na gestação, e freqüentemente estão presentes na maiorias dos casos com microcefalia grave.

A obstrução do IV ventrículo por depósito de cálcio pode levar ao desenvolvimento de hidrocefalia.

Oftalmológico: entre as alterações oculares, a retinocoroidite, o estrabismo, atrofia óptica, microftalmia, necrose retiniana, amaurose, malformações do disco óptico e da câmara anterior.
Em geral as lesões oculares persistem pela vida inteira, tornando-se inativas por ocasião da primeira infância.

Sequelas:

  • Retardo mental.
  • Retardo motor.
  • Calcificação intracraniana.
  • Retinocoroidite.( Inflamação da retina e da coróide pode causar perda parcial ou total da visão)
  • Retinite por citomegalovírus é uma inflamação da retina do olho que pode levar à cegueira. É causada por citomegalovírus
  • Cegueira.
  • Convulsões.
  • Paralisia cerebral.
  • Defeitos na dentição.
  • Diplegia espástica. 
  • Surdez sensorioneural.

Fonte: MC Correia Online

Infecção Congênita


A maioria das mulheres não apresenta qualquer sintoma. Cerca de 10% das gestantes poderão apresentar sintomas, que são facilmente confundidos com um quadro gripal – aparecimento de linfonodos no pescoço, dor de garganta, febre, mal-estar e prostração.

A transmissão intrauterina do CMV pode ocorrer como resultado de uma infecção materna aguda ou por reativação de uma infecção antiga - uma vez que a presença de anticorpos maternos antes da concepção não previne a transmissão da doença ao feto.


A transmissão materno-fetal parece ocorrer em qualquer período da gestação. Existem alguns dados que sugerem ser mais grave no primeiro trimestre da gestação.


Contudo, estudos correlacionando a idade gestacional em que ocorre a infecção materna e a freqüência e gravidade da infecção fetal são escassos, sendo até certo ponto inconclusivos. Isto se deve basicamente ao fato de a infecção materna ser geralmente assintomática, dificultando deste modo a determinação exata de sua ocorrência

Recém-nascido - Estima-se que somente 10% dos recém-nascidos infectados apresentam sintomas ao nascer. A taxa de mortalidade das crianças sintomáticas ao nascimento é em torno de 30% e aproximadamente 80 a 95% das que sobrevivem terão seqüelas neurológicas, como microcefalia, crises convulsivas, retardo no desenvolvimento neuromotor, coriorretinite e calcificações cerebrais.

Criação do Blog

Resolvi criar este Blog Ser Diferente-Citomegalovírus porque não existem muitos estudos sobre as sequelas deste vírus transmitidas na gravidez e o que ocorre depois que o bebê nasce, quais os tratamentos, como criar e educar o filho portador de múltiplas-deficiências.

É uma luta constante em busca de tratamento, principalmente se as deficiências são severas.
Hoje, meu filho Eduardo, está com 26 anos é surdo-cego, deficiente mental severo, tem micro encefalia e hiperativo.

Desejo que este Blog possa ajudar as pessoas a trocarem informações.